Home / Notícias / Alunos de História da UFSM apresentam Produtos no Museu Treze de Maio
Paulo Espíndola atento aos trabalhos.

Alunos de História da UFSM apresentam Produtos no Museu Treze de Maio

Aconteceu no dia 11 de dezembro de 2010 no Museu Treze de Maio uma “aula diferente”. Acadêmicos do segundo semestre do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria apresentaram seus trabalhos ao Professor Dr. André Luis Ramos Soares, que ministra as disciplinas de Prática do Historiador em Museu, História e Museu e Educação Patrimonial.
Prof. Dr. André Soares ressalta a importância da parceria  do Sistema Municipal de Museus e Curso de História UFSM.

Prof. Dr. André Soares ressalta a importância da parceria do Sistema Municipal de Museus e Curso de História UFSM.

A apresentação foi prestigiada também pelos coordenadores dos museus de Santa Maria, integrantes do Sistema Municipal de Museus, dentre eles a Diretora do Museu Treze de Maio, Giane Vargas Escobar; a Coordenadora da Casa de Memória Edmundo Cardoso, Gilda May Cardoso; a Coordenadora do Museu Sacro de Santa Maria, Marta Borin e o Coordenador do Museu Ferroviário de Santa Maria, Vitor Neto.
Um convidado especial que foi visitar o Museu Treze de Maio na manhã de sábado assistiu atento aos trabalhos, Paulo Espíndola, da Diretoria do Clube Social Negro, Sociedade União Filhos do Trabalho, de Uruguaiana/RS.
Paulo Espíndola atento aos trabalhos.

De forma criativa, os produtos elaborados pelos alunos, tiveram como objetivo dar visibilidade e contar a História dos museus de Santa Maria e suas principais ações, sob o ponto de vista dos estudantes, sendo materializados através de pôsteres, banners, folders, vídeos e cartões, arquivos em formato digital, programas e projetos de melhorias na infra-estrutura dos museus.
alunos
O resultado desse trabalho foi satisfatório para ambas as partes. Os alunos esforçaram-se em apresentar um produto final aliando a teoria à práxis museológica, sendo orientados por cada um dos gestores dos museus e estes se beneficiaram com produtos de divulgação e promoção das suas instituições, fortalecendo assim os elos com a comunidade, propagando cada vez mais a cultura na cidade de Santa Maria.
Os produtos foram propostos às seguintes instituições:
Museu Treze de Maio
Apresentação do Produto para o Museu Treze de Maio.

apresentacao-2

Memorial da Imigração e Cultura Japonesa RS
Apresentação do produto para o Memorial de Imigração Japonesa.

Memorial do Maneco – Colégio Estadual Manoel Ribas
Apresentção de produto para o Memorial Manoel Ribas.

Casa de Memória Edmundo Cardoso
Apresentação do produto para a Casa de Memória Edmundo Cardoso.

Casa Museu Diácono João Luiz Pozzobon
Apresentação do produto para  Casa Museu João Luiz Pozzobom.

Apresentação do produto para Casa Museu João Luiz Pozzobom.

Museu Ferroviário de Santa Maria
Apresentação do produto para o Museu Ferroviário de Santa Maria

Museu Educativo Gama d’Eça
Apresentação do produto para o Museu Gama D'Eça

Apresentação do produto para o Museu Gama D’Eça

Museu Interativo de Astronomia
Apresentação de produto para o Museu Interativo de de Astronomia  - UFSM.

Apresentação de produto para o Museu Interativo de de Astronomia – UFSM.

Museu Sacro de Santa Maria
Apresentação do produto para o Museu Sacro de Santa Maria.