Home / Notícias / Kit RS Negro é lançado no Museu Treze de Maio em Santa Maria
DSC00302

Kit RS Negro é lançado no Museu Treze de Maio em Santa Maria

DSC00252 DSC00302

No dia 26 de novembro de 2011 aconteceu o lançamento do Kit RS Negro no Museu Treze de Maio. O material foi entregue pela jornalista Sátira Machado, coordenadora executiva do Projeto RS Negro – Educando para a Diversidade.

DSC00286

A iniciativa, que integra o Projeto RS Negro é uma realização da Secretaria de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social e da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci), com financiamento do Grupo CEEE, por meio da Lei da Solidariedade.

A ação vem ao encontro da lei federal 10.639/03 que estipula a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede nacional de ensino. Integram o kit a segunda edição do livro RS Negro: cartografias da produção do conhecimento, o vídeo-documentário Sou, a revista RS Negro, o Posterbook RS Negro, um CD de aulas RS Negro e um CD de áudios Negro Grande.

O vídeo-documentário Sou tem como pano de fundo a vida e obra do escritor afro sul-rio-grandense e Poeta da Consciência Negra, Oliveira Silveira, que partiu no dia Mundial da Paz, em 1° de janeiro de 2009, deixando saudades e um grande legado a ser conferido neste material.
DSC00340 DSC00382
Além de Porto Alegre, o Projeto foi lançado em quatro municípios do interior do Estado: Caxias do Sul. Pelotas, Montenegro e, em Santa Maria durante as comemorações do mês da Consciência Negra, fazendo parte da programação cultural do Macondo Circus.
DSC00389

Os produtos do Projeto RS Negro estão disponíveis, gratuitamente, no Portal da PUCRS

Um comentário

1. Parabéns ao 13! Nós aqui de São Carlos/SP estaremos sempre acompanhando as notícias de Santa Maria