Home / Notícias / Mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM seleciona dois trabalhos sobre Clubes Sociais Negros do Brasil
Josiane+Ayres+Sfredo+-+RS.jpg

Mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM seleciona dois trabalhos sobre Clubes Sociais Negros do Brasil

A Arquivista e Especialista em Gestão em Arquivos, Josiane Ayres Sfreddo (RS) e o Museólogo Eráclito Pereira (SC) foram selecionados para a próxima turma do Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria-RS (2010-2012).

Josiane Ayres Sfreddo – RS

 

Eráclito Pereira - SC

Eráclito Pereira – SC

Juntamente com a Diretora Técnica do Museu Treze de Maio, Mestre em Patrimônio Cultural/UFSM, Giane Vargas Escobar, os novos mestrandos integram a equipe que está organizando o Site/Portal para os Clubes Sociais Negros do Brasil, financiado pela SEPPIR/PR, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal.
Josiane vai trabalhar com Política de Segurança da Informação como uma estratégia para garantir a preservação e integridade das informações no Museu Treze de Maio (materializado na sede do centenário Clube Treze de Maio de Santa Maria) e Eráclito fará um Inventário do Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro em Santa Catarina, com foco no Clube Cruz e Souza de Lages/SC.
O “Portal para os Clubes Sociais Negros do Brasil” é demanda do Movimento Clubista Negro, registrada na Carta de Santa Maria/RS (2006) e constitui-se em instrumento basilar para o Registro destes lugares de resistência e historicidade negra como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

 

9. Criação e manutenção de uma “rede nacional de clubes negros”, para troca de informações e experiências, através do Ministério da Ciência e Tecnologia.
15. Divulgação do Cadastro Nacional de Clubes e Sociedades Negras, através da internet, onde contenha dados como: histórico, nome do clube, data de fundação, endereço, telefone, e-mail, etc. (Carta de Santa Maria, 1° Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras, 2006).

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *