Home / Notícias / Museu Treze de Maio é lugar de ação e reflexão do AFRONTA
DSC00354

Museu Treze de Maio é lugar de ação e reflexão do AFRONTA

O Museu Treze de Maio-MTM é o lugar escolhido pela juventude negra cotista para se encontrar, promover atividades, discussões e reflexão sobre o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos negros na Universidade Federal de Santa Maria.
DSC00227 DSC00340 DSC09131 DSC00392 DSC09115
O “Treze”, materializado no centenário Clube Social Negro Treze de Maio, esteve presente em todas as lutas que culminaram com a aprovação, no final do ano de 2007, das cotas raciais e sociais para afrodescendentes, indígenas, pessoas com necessidades especiais e alunos de escolas públicas na UFSM, sendo realizado o primeiro vestibular nestas modalidades a partir do ano de 2008.
O MTM também articulou com o Movimento Negro de Santa Maria a criação da primeira Coordenadoria Municipal do Negro, em 2003 (quando o Clube completou seu centenário), e trabalhou na construção política da atual Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial de Santa Maria, exercida pela militante negra, membro do MTM, Sirlei Barbosa, a partir de 2010.
DSC00354
Participaram também dessa construção, entre os anos de 2003 e 2008, os militantes negros, membros do Museu Treze de Maio, Prof. Drdo. Dilmar Lopes e a Profa Dra. Marta Iris Camargo Messias da Silveira, que também se destacaram no papel de coordenadores desse importante instrumento político, demanda do Movimento Negro de Santa Maria, criada como um Decreto no Governo Valdeci Oliveira (PT) e transformada em Lei pelo Governo Municipal Cesar Schirmer (PMDB).
Acompanhe a entrevista do Grupo AFRONTA no Diário de Santa Maria (03/01/11), período em que se realiza na região Central do RS um dos vestibulares mais disputados do Brasil.

ED- Luis Carvalho, Nayra Silva, Najla Silva, Alexon Messias, Jéssica Assis e Gustavo Lopes fazem parte de um coletivo de estudantes universitários negros que promovem atividades e discussões no Museu Treze de Maio. Jornalista: Tatiana Py Dutra Foto: Ronald Mendes, 06/12/2010 Diário de Santa Maria, 03 de janeiro de 2011.