Home / Notícias / O Treze em 13
23

O Treze em 13

Documentário dirigido pelos acadêmicos de História da UFSM, estagiários do Museu Treze de Maio, Franciele Rocha de Oliveira, Alexon Messias e Iana Meira.
23
As gravações ocorreram de outubro a dezembro de 2010 e a proposta dos alunos foi elaborar como produto da Disciplina de Prática do Historiador em Museu,  um documentário que abordasse a fundação e trajetória do Museu Treze de Maio, na visão das pessoas que fazem parte deste espaço, que trabalham nele e que o dinamizam e o constroem diariamente como um Museu Comunitário.
22
Participaram do documentário os fundadores do Museu, ou seja, as pessoas que idealizaram a proposta museológica comunitária neste espaço histórico da cidade, militantes do movimento negro e ex-sócios do centenário Clube Treze de Maio, relatando as suas experiências em dez anos de trajetória e “reinvenção do patrimônio”.
DSC08974 DSC08983 DSC09311 DSC09363
Além dos fundadores do MTM, o vídeo contou com professores universitários que utilizam o espaço como meio para o ensino, a pesquisa e a extensão, alunos universitários que realizam investigações e estágios de curso.
Catarina Geanine Leticia
O documentário foi orientado pela Diretora Técnica do Museu Treze de Maio, Giane Vargas Escobar e o apoio do Macondo Coletivo, em especial os responsáveis pelas filmagens e edição: Marcelo Cabala e Rodrigo Ricordi.

DSC09065

O  “Treze em 13” será apresentado aos gestores e dinamizadores do Museu Treze de Maio, bem como interessados nesta temática, no dia 21 de março de 2011, data simbólica para a comunidade negra, quando se reflete no mundo todo o massacre de Shaperville, na África do Sul, berço do apartheid, onde 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas durante um confronto com a polícia em 21 de março de 1960.

Veja mais imagens das gravações:

Alexon DSC08975 DSC09106 DSC09385 Jorge Maria Matias Priscila Zinho