Home / Notícias / Mas… este Museu não tem esqueleto?
DSC02745

Mas… este Museu não tem esqueleto?

Os olhos ávidos e admirados dos meninos do projeto Águia Agito, de Santa Cruz do Sul, atentos a tudo, querendo saber onde estava o acervo material do Museu Treze de Maio foi o ponto de partida para a realização da oficina intitulada “Caixa de Memória Afro-brasileira”.

DSC02680

O projeto Águia Agito: Resgate e Valorização da cultura Afro-Brasileira através do Carnaval, materializado na sede do Clube Social Negro “Sociedade Cultural e Beneficente União” de Santa Cruz do Sul iniciou em 2009 e oferece oficinas de percussão e dança (ligados a cultura do carnaval e ritmos afro-brasileiros), para crianças e adolescentes com idades entre 05 e 16 anos, obrigatoriamente da comunidade escolar do município de Santa Cruz do Sul. São realizadas também, oficinas sócio-educativas regulares, palestras e oficinas lúdicas esporádicas, sempre com intervalo para lanche e a oferta de transporte dos jovens de seus bairros de origem até o local das atividades.

DSC02684 DSC02723
O grupo composto por aproximadamente 50 crianças e adolescentes chegou ao Museu Comunitário Treze de Maio, às 9h da manhã de sábado (03/04) e foram recebidos pelas dinamizadoras do Treze, Giane Vargas Escobar e Sirlei Barbosa.
Não foi preciso muito tempo para que aqueles jovens do “Agito” entendessem que o Treze muito mais do que visitado é para ser vivenciado e que a sua concepção é diferente do modelo de museu que eles recentemente haviam visitado, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC.
DSC02705
Durante a oficina cada um dos presentes pode se manifestar e falar sobre as imagens que retiravam da “Caixa de Memória”.
DSC02689 DSC02694 DSC02697
Através da oficina foi possível entender que o grande objetivo de um museu comunitário é a apropriação – pela comunidade – do seu “território” e assim foi oportuno visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, antigo reduto de negros (Irmandade do Rosário), criada em 1873, com o objetivo de congregar os negros da cidade (Grigio, 2003).
DSC02728 DSC02743 DSC02745
O grupo se despediu ao final da manhã deixando saudades  e a admiração da equipe do Treze, por um Projeto que tem na sua essência a valorização das pessoas, capacidades e  talentos da própria comunidade.
DSC02749 DSC02758

Um comentário