Home / Notícias / O “Treze em 13″ foi lançado no Dia Internacional de Luta contra o Racismo
DSC02601

O “Treze em 13″ foi lançado no Dia Internacional de Luta contra o Racismo

Aconteceu no dia 21 de março de 2011 o lançamento oficial do documentário O Treze em 13, com a participação dos dinamizadores do Museu Comunitário Treze de Maio e antigos sócios do Clube Treze de Maio, como a sua última Presidenta, Srª Nilza Moura, que veio para o encontro de mulheres negras dos Clubes Sociais Negros da região central. O lançamento fez parte da programação da III Semana da Mulher, coordenada pelo Gabinete da Vereadora Sandra Rebelato e realizado por diversas entidades que trabalham questões de gênero na cidade.
DSC02553
Prestigiaram o lançamento alunos e professores das universidades públicas e privadas de Santa Maria. Os Coordenadores do Curso de História da UFSM, Prof. Dr. Júlio Quevedo e a Profa Dra. Maria Catarina Zanini, Coordenadora da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM; a Arquiteta e Urbanista Priscila Quesada,  Profa da Ulbra que também atua junto ao Escritório da Cidade do Município solicitaram uma cópia do DOC para trabalharem com o mesmo em suas disciplinas.
DSC02601
O documentário O Treze em 13 destaca-se por abordar de uma forma simples a trajetória do Museu, traduzida na visão das pessoas que vivenciam aquele espaço, que trabalham nele e que o constroem visando um meio de valorização, visibillidade e afirmação das identidades negras em Santa Maria.
A Diretora Técnica do Museu Treze de Maio, Giane Vargas Escobar deu inicio à sessão apresentando a proposta do documentário, juntamente com os idealizadores da iniciativa, os acadêmicos do Curso de História/UFSM, Franciele R. de Oliveira e Alexon Messias e, em seguida falou da ligação deste com a data escolhida, 21 de Março, quando se faz uma reflexão no mundo todo sobre o Dia Internacional de Luta contra o Racismo.
DSC02609
O evento contou com o apoio da Coordenadoria Municipal de Igualdade Étnicorracial, através de sua Coordenadora Sirlei Barbosa, bem como com a qualidade técnica da Equipe do Macondo Cineclube, através de Alessandra Giovanella e Marcelo Cabala.
A exibição durou aproximadamente trinta e três minutos e emocionou os participantes, que viram na tela o desafio percorrido pela equipe de dinamizadores do Treze, que conquistou o reconhecimento da sociedade conforme salientou Jorge Luiz Marinho da Silva, ex-sócio da antiga Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio e Presidente da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio “estamos mostrando nossas lutas ao mundo”.
DSC02615