Home / Notícias / O “Treze em 13″ foi lançado no Dia Internacional de Luta contra o Racismo
DSC02601

O “Treze em 13″ foi lançado no Dia Internacional de Luta contra o Racismo

Aconteceu no dia 21 de março de 2011 o lançamento oficial do documentário O Treze em 13, com a participação dos dinamizadores do Museu Comunitário Treze de Maio e antigos sócios do Clube Treze de Maio, como a sua última Presidenta, Srª Nilza Moura, que veio para o encontro de mulheres negras dos Clubes Sociais Negros da região central. O lançamento fez parte da programação da III Semana da Mulher, coordenada pelo Gabinete da Vereadora Sandra Rebelato e realizado por diversas entidades que trabalham questões de gênero na cidade.
DSC02553
Prestigiaram o lançamento alunos e professores das universidades públicas e privadas de Santa Maria. Os Coordenadores do Curso de História da UFSM, Prof. Dr. Júlio Quevedo e a Profa Dra. Maria Catarina Zanini, Coordenadora da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM; a Arquiteta e Urbanista Priscila Quesada,  Profa da Ulbra que também atua junto ao Escritório da Cidade do Município solicitaram uma cópia do DOC para trabalharem com o mesmo em suas disciplinas.
DSC02601
O documentário O Treze em 13 destaca-se por abordar de uma forma simples a trajetória do Museu, traduzida na visão das pessoas que vivenciam aquele espaço, que trabalham nele e que o constroem visando um meio de valorização, visibillidade e afirmação das identidades negras em Santa Maria.
A Diretora Técnica do Museu Treze de Maio, Giane Vargas Escobar deu inicio à sessão apresentando a proposta do documentário, juntamente com os idealizadores da iniciativa, os acadêmicos do Curso de História/UFSM, Franciele R. de Oliveira e Alexon Messias e, em seguida falou da ligação deste com a data escolhida, 21 de Março, quando se faz uma reflexão no mundo todo sobre o Dia Internacional de Luta contra o Racismo.
DSC02609
O evento contou com o apoio da Coordenadoria Municipal de Igualdade Étnicorracial, através de sua Coordenadora Sirlei Barbosa, bem como com a qualidade técnica da Equipe do Macondo Cineclube, através de Alessandra Giovanella e Marcelo Cabala. 
A exibição durou aproximadamente trinta e três minutos e emocionou os participantes, que viram na tela o desafio percorrido pela equipe de dinamizadores do Treze, que conquistou o reconhecimento da sociedade conforme salientou Jorge Luiz Marinho da Silva, ex-sócio da antiga Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio e Presidente da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio “estamos mostrando nossas lutas ao mundo”.
DSC02615

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *