Home / Notícias / Clubes Sociais Negros em pauta na Conferência Estadual de Cultura
11

Clubes Sociais Negros em pauta na Conferência Estadual de Cultura

Aconteceu nos dias 29 e 30 de abril de 2011 em Santa Maria a “Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer”, promovida pelo Governo do Estado do RS.

1

Diversos atores culturais estavam representados e a dinâmica para a construção das diretrizes do Plano Estadual de Cultura foi a organização dos grupos em colegiados setoriais.

7 8
O Museu Treze de Maio participou dos colegiados Culturas Populares, com relatos do agente cultural Vilnes Gonçalves Flores Júnior (Nei do ogum) e Museu, Memória e Patrimônio, que agregou também a temática em prol da preservação Clubes Sociais Negros do RS, sendo subdividido em dois segmentos:
1. Museu
2. Memória e Patrimônio Cultural.
A Assessora de Patrimônio e Turismo de Jaguarão, Andrea Lima, relatou a situação do Clube Negro 24 de Agosto, incluindo assim como um dos encaminhamentos uma moção de apoio ao Clube, responsável pela memória e história da comunidade afrojaguarense. O próximo encontro deste colegiado ocorrerá em Jaguarão, no dia 27 de maio, junto ao Fórum Jaguarão Cidade Patrimônio.
6
Giane Escobar, Diretora Técnica do Museu Comunitário Treze de Maio, representante do Estado do RS na Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros e membro do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria abordou também a temática Clubes Sociais Negros, apresentando à plenária e entregando aos gestores da SEDAC/RS a Carta Manifesto “MOVIMENTO DE CLUBES SOCIAIS NEGROS DO RIO GRANDE DO SUL”, com um abaixo-assinado em prol da preservação destes “lugares de memória e resistência negra”.
9 10

Dia 13 de junho de 2011, o colegiado setorial Museu novamente se encontra em Santa Maria, na sede do Museu Comunitário Treze de Maio.

11