Home / Notícias / IFET Campus Júlio de Castilhos visita o Museu Treze de Maio
15

IFET Campus Júlio de Castilhos visita o Museu Treze de Maio

O Instituto Federal Farroupilha/Campus Júlio de Castilhos, através do NEABI, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas promoveu no período de outubro/2010 a maio/2011 o “Curso Educação, Cultura Africana e Afro-Brasileira numa Perspectiva Curricular”.
1
Como atividade de final de Curso foi planejada uma visita ao Museu Treze de Maio, que se realizou na manhã ensolarada de sábado (06/05), das 9h às 12h30min.
3 4 5
O MTM recebeu 80 professores e alunos de diversos cursos que participaram ativamente da oficina intitulada “Caixa de Memória Afro-Brasilsileira”, ministrada pela Ma. Giane Vargas Escobar, com especial destaque às histórias dos Clubes Sociais Negros do RS.
2 6 7 9 8 10
A visita ao Museu Comunitário Treze de Maio não se restringe ao seu espaço físico, pois a idéia é trabalhar com a noção de “território de memória”. Assim, os visitantes puderam conhecer também outros lugares que demarcam na cidade a presença da população negra: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e logo depois a Ferrovia, antigo ofício dos trabalhadores negros que construíram o Clube Treze de Maio no início do século XX.
14 15 16
A visita foi mediada pela equipe de dinamizadores do Treze, Giane Escobar, Sirlei Barbosa, Jorge Marinho, Vilnes Gonçalves Flores Júnior (Nei do Ogum) e Alexon Messias da Rocha.
17 18 22 19 20
Antes de deslocarem-se à Igreja de Nossa Senhora do Rosário (antiga irmandade de negros, fundada em 1873), o Prof. Me. Enio Grigio, Coordenador do NEABI/Campus Júlio de Castilhos falou sobre a história da Irmandade, que pode ser encontrada em seu trabalho (monografia de Especialização em História do Brasil/UFSM, 2003) intitulado “A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria/RS – (1873-1915): uma trajetória de conflitos”.
11