Home / Notícias / O Projeto Portal para os Clubes Sociais Negros do Brasil: identidade, socialização e visibilidade
CONVITE

CONVITE

Este Projeto tem como premissas as demandas apontadas na Carta de Santa Maria, nos itens 9 e 15, com vistas a dar visibilidade ao Movimento Clubista Nacional:

9. Criação e manutenção de uma “rede nacional de clubes negros”, para troca de informações e experiências, através do Ministério da Ciência e Tecnologia.

15. Divulgação do Cadastro Nacional de Clubes e Sociedades Negras, através da internet, onde contenha dados como: histórico, nome do clube, data de fundação, endereço, telefone, e-mail, etc.

O Museu Treze de Maio é o guardião das informações, preservando-as, coletando-as e difundindo-as. Esta instituição está na origem do processo de reconstrução, reflexão e implantação de políticas afirmativas, visando a dar continuidade às articulações do Movimento Clubista e SEPPIR, bem como ao legado deixado pela ancestralidade negra.

O Projeto do Portal para os Clubes Sociais Negros do Brasil segue as diretrizes apontadas e consideradas prioridade pelo Movimento Clubista Negro Brasileiro. Tem como órgão financiador a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal/SEPPIR e como proponente a Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio de Santa Maria-RS.

A existência de um Portal dedicado especificamente à preservação da memória dos Clubes Sociais Negros do Brasil e sua revitalização na atualidade evidenciará a importante participação do negro na construção social, cultural e econômica do estado e do país, contribuindo para a divulgação de iniciativas individuais e coletivas, aproximando e ampliando conhecimentos referentes a esta área, com um novo olhar sobre a história do povo negro enquanto articulador e construtor deste país.

Um cadastro atualizado dos clubes, em meio eletrônico, com a possibilidade de comunicar-se e acessar rapidamente às informações representa um espaço para o exercício da cidadania, promovendo visibilidade e protagonismo aos seus agentes, possibilitando vivenciar o sentimento de pertencimento, de identidade, de fazer parte de um grupo, bem como de partilhar as histórias de vida e experiências, constituindo-se em espaços de referência.

A ONU decretou 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes. O Museu Treze de Maio integrado ao Movimento Clubista Negro Brasileiro comemora esta conquista coletiva!

Um comentário

1. Vejo o inicio de uma aproximação e um elo de ligação efetiva dos Clubes Negros após dois Encontros Nacionais e vários Encontros Regionais no RS, uma ferramenta importante na construção do coletivo.