Home / Notícias / O Museu Comunitário Treze de Maio sedia Reunião Setorial de Museus do RS
DSC05096

O Museu Comunitário Treze de Maio sedia Reunião Setorial de Museus do RS

O Museu Comunitário Treze de Maio foi sede da Reunião Setorial de Museus, no dia 13 de junho de 2011, conforme deliberação da Conferência Estadual de Cultura realizada em Santa Maria, em abril de 2011.

DSC05060
DSC05057 DSC05084
A Diretora Técnica do Museu Treze de Maio, Giane Vargas Escobar deu início às atividades dando boas vindas a todos os presentes, fazendo uma breve retrospectiva da história do centenário Clube Afro-Ferroviário de Santa Maria, que completou 108 anos de existência e resistência em 13 de maio de 2011, ficando conhecido popularmente como “O Treze” e, na atualidade, se materializa em um museu comunitário.
DSC05039 DSC05163 DSC05167 DSC05169 DSC05166
Logo após o Presidente da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio, Jorge Luis Marinho da Silva recepcionou a mesa de honra do evento formada pelas seguintes autoridades: Deputado Estadual Valdeci Oliveira; Coordenadora do Sistema Estadual de Museus-SEM/RS, Simone Flores Monteiro; Diretor da Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo Azevedo; Diretor do Centro Histórico Coronel Pillar-Brigada Militar de Santa Maria, Tenente Coronel Wladimir Francisco Barros Comasetto; Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Étnicorracial, Sirlei Barbosa; Coordenador do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria e Diretor do Museu de Arte de Santa Maria, Márcio Flores.
DSC05096 DSC05102 DSC05322 DSC05098 DSC05099
Na plenária estavam presentes representantes das 7 Regiões Museológicas, sendo que entre os participantes estavam os coordenadores: Alice Bemvenuti – Coordenadora da 1ª Região Museológica; Neusa Garcez – Coordenadora da 3ª Região Museológica e Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte – Coordenadora da 5ª Região Museológica.

Prestigiaram também o evento os representantes do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria: André Soares, Diretor do Memorial de Imigração e Cultura Japonesa do RS; Therezinha de Jesus Pires dos Santos e Gilda May Cardoso, Coordenadoras da Casa de Memória Edmundo Cardoso; Sd Lidiane Baumart Nunes, do Centro Histórico Coronel Pillar; Franciele Roveda Maffi, Auxiliar Administrativa do Museu Histórico Cultural das Irmãs Franciscanas; Márcio Flores, Diretor do Museu de Arte de Santa Maria; Vitor Neto, Diretor do Museu Ferroviário de Santa Maria; Jane Becker, Diretora do Acervo Histórico do Instituto de Educação Olavo Bilac, Raissa do Memorial do Colégio Manoel Ribas; Museu Mallet, … ; Neila, Museu Sacro de Santa Maria, .

DSC05154 DSC05181

O diretor da Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo Azevedo relatou sobre todo o processo participativo de construção do trabalho, que envolveu a realização dos Diálogos Culturais em várias regiões e a Conferência realizada em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril, após explicitou sobre a formação dos Colegiados Setoriais e o Plano Estadual de Cultura.

DSC05327

A Coordenadora do SEM/RS, Simone Flores Monteiro, fez um relato da construção da Política Nacional de Museus iniciada em 2003 até a construção do Plano Nacional Setorial de Museus- PNSM, em 2010, ressaltando a participação do Rio Grande do Sul na construção do PNSM e fez referência a mobilização para o trabalho na esfera estadual.

DSC05110

A plenária teve manifestações de vários participantes que trouxeram as demandas das regiões e também solicitaram informações sobre o processo de construção do Plano Estadual de Cultura.

DSC05265 DSC05250 DSC05255 DSC05275 DSC05277

Após as discussões na plenária foram aprovados por unanimidade:

1- A composição do número de representantes da sociedade civil e do poder público, sendo que também foi aprovada a forma de indicação pelas regiões museológicas, que deve ser realizada uma chamada pública para uma reunião com o propósito de escolher o representante.

2- Estrutura do Colegiado Setorial de Museus:

Sociedade Civil:

- 7 Regiões Museológicas do SEM/RS – 1 representante por região, escolhido pela região;

- Rede de Educadores em Museus –RS – 1 representante escolhido pela Rede;

- GT Acervos da ANPUH – 1 representante escolhido pelo GT;

- COREM – Conselho Regional de Museologia – 1 representante escolhido pelo Conselho.

Poder Público:

- Sistema Estadual de Museus – 1 representante escolhido pela Secretaria de Estado da Cultura;
-Universidade Federal de Pelotas/Curso de Museologia -1 representante escolhido pelo Departamento;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Curso de Museologia – 1 representante escolhido pelo Departamento;
- Sistemas Municipais de Museus – 1 representante escolhido entre os 3 sistemas municipais;
- Museus do Estado (SEDAC) – 1 representante escolhido pela Secretaria de Estado da Cultura.

Deve ser indicado o Titular e o Suplente, o mandato é de 2 (dois) anos e poderá haver recondução.

3- Acompanhamento dos processos de escolha nas regiões museológicas, por parte do SEM/RS a fim de garantir a representatividade das tipologias de museus, natureza jurídica e também a publicização dos processos.

4- Até o final de julho as sete regiões museológicas deverão realizar uma reunião e definir uma nominata que represente a região no Colegiado dos Museus, sendo que deverá ser apresentada uma ata do processo utilizado e da forma de eleição do representante.

Os participantes puderam apreciar uma exposição de banners das 16 instituições museológicas que compõem o Sistema Municipal de Museus de Santa Maria-SMM, além da exposição do Museu anfitrião intitulada “Deuses do Panteão Africano: Orixás”.

DSC05232 DSC05172 DSC05170 DSC05126
Apoiaram a organização do evento: o Sistema Municipal de Museus; a Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Étnicorracial; a Brigada Militar de Santa Maria, representada pelas Soldados Lidiane Baumart Nunes, Caroline e Elisiane Rigão Pedroso, que trabalharam na recepção; os acadêmicos da UFSM Sérgio Marques, Franciele R. de Oliveira, Lucinéia, Taís, Gustavo, Jivago e Vanderson, a MBM Seguros e o Macondo Coletivo, representado por Marcelo Cabala.

Ao final foi aprovada uma Moção de Apoio ao Projeto Museu Escola da Universidade Federal de Pelotas, pois se trata de um projeto inovador e fundamental para a formação de novos profissionais em Museologia.

DSC05088

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *