Home / Notícias / Museu Treze de Maio constitui nova Diretoria Técnica
DSC06717

Museu Treze de Maio constitui nova Diretoria Técnica

DSC06727

A nova Diretoria Técnica do Museu Treze de Maio (2011-2015) tomou posse no dia 15 de julho de 2011. O ato de posse teve como Mestre de Cerimônia o Museólogo Eráclito Pereira, que num primeiro momento convidou Yás e Babás para sacralizar a cerimônia de posse, dirigindo-se à frente dos presentes: Ricardo de Ossanha, Serginho de Xangô, José de Oxalá, Cleusa de Iemanjá, Sandra de Oxum Docô, Kelly de Oiá e Nei d’Ogum.

DSC06616 DSC06624

Logo após, o Mestre de Cerimônia convidou o Presidente da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio – AAMTM, Jorge Luis Marinho da Silva para recepcionar e dar posse a Nova Diretoria Técnica do MTM. A reunião foi secretariada pela acadêmica de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Letícia de Aguiar Correa.

DSC06668

A seguir, o Presidente da AAMTM, Jorge Marinho convidou os membros da Diretoria Técnica do MTM, eleita por indicação e aclamação, para comporem a mesa, a qual ficou assim composta: GIANE VARGAS ESCOBAR, Diretora Técnica do Museu Treze de Maio, Professora, Graduada em Letras/FIC, Especialista em Museologia/UNIFRA, Mestre em Patrimônio Cultural/UFSM; NAYRA GRAZIELLE DA SILVA, Coordenadora do Núcleo Administrativo-Financeiro do Museu Treze de Maio, acadêmica do Curso de Agronomia da UFSM; JOÃO HEITOR MACEDO, Coordenador do Núcleo de Acervo e Exposições do Museu Treze de Maio, Professor, Graduado em História, Especialista em Museologia, Mestre em Arqueologia e Doutorando em Patrimônio/UNISINOS; LETÍCIA DE AGUIAR CORRÊA, Coordenadora do Núcleo de Documentação e Pesquisa Etno-Histórica, acadêmica do Curso de Arquivologia da UFSM; PRISCILA TERRA QUESADA, Coordenadora do Núcleo de Arquitetura e Programação Visual do Museu Treze de Maio, Arquiteta e Urbanista; VILNES GONÇALVES FLORES JÚNIOR (NEI D’OGUM), Coordenador do Núcleo de Ação Cultural Educativa do Museu Treze de Maio, acadêmico do Curso de Artes Cênicas da UFSM; LUIS HENRIQUE CARVALHO DA ROSA, Coordenador do Núcleo de Comunicação do Museu Treze de Maio, acadêmico de Ciência da Computação da UFSM; NAJLA CAROLINA DA SILVA, Assessora Jurídica do Museu Treze de Maio, acadêmica do Curso de Direito da UFSM.

DSC06725

E, também foram eleitos para o CONSELHO FISCAL, OS Membros Titulares: SUELEN AIRES GONÇALVES, acadêmica do Curso de Ciências Sociais da UFSM; JAQUELINE RODRIGUES PEREIRA, Administradora, graduada em Administração Comércio Exterior/FAMES; LUCAS SANTIAGO DOS SANTOS, acadêmico do Curso de Engenharia Florestal/UFSM e os Membros Suplentes: ALEXON MESSIAS DA ROCHA, acadêmico do Curso de História da UFSM; SÉRGIO MARQUES, acadêmico do Curso de Letras da UFSM; MATHEUS FELICIANO ARISPE XAVIER, Professor, Graduado em Educação Física pela UFSM.

DSC06722

Prestigiaram o evento a Coordenadora Municipal de Igualdade Étnico-Racial, Sirlei Barbosa, as vereadoras Helen Cabral e Maria de Lourdes Castro, o verador Werner Rempel, a representante do Gabinete do Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Glaucia o Gerente Executivo do INSS, Adelar Escobar, o Coordenador do Sistema Municpal de Museus, Márcio Flores e o Secretário Adjunto da Secretaria de Município da Cultura, César Barichelo.

DSC06716 DSC06717

Após a posse pronunciaram-se o Presidente da AAMTM, Jorge Luis Marinho da Silva que falou da importância histórica daquele momento e do quanto foi importante a luta coletiva de toda equipe do Museu Treze de Maio para que se chegasse naquele momento de empoderamento de jovens negros acadêmicos oriundos da UFSM, que agora integram a Diretoria Técnica de um Museu Comunitário reconhecido em âmbito nacional.
DSC06670

A Coordenadora do Núcleo Administrativo-Financeiro do MTM, Nayra Grazielle da Silva falou do orgulho que estava sentindo por fazer parte daquela equipe e da imensa responsabilidade que assumia e que estava pronta para juntamente com toda equipe fazer o melhor para continuar preservando aquele patrimônio e a história do Treze.

DSC06674
O Coordenador do Núcleo de Ação Cultural Educativa (NACE-MTM), Nei d’Ogum agradeceu a oportunidade e falou da felicidade que representava aquele momento em sua trajetória, ressaltando e agradecendo a presença de todos os religiosos de matriz africana que ali se fizeram presentes.

DSC06681

A seguir, Giane Vargas Escobar, Diretora Técnica do MTM, reeleita agradeceu a ancestralidade negra por proporcionar momento tão engrandecedor de encontro e continuidade de uma centenária e de resistência que se materializou naquele espaço em mil novecentos de três e que a partir do ano de 2003 a ela foi delegada a função de gerenciar aquele espaço que se encontrava em situação lamentável de degradação. Relembrou que foi somente no ano de dois mil e cinco que a instituição MTM conseguiu obter personalidade jurídica, cuja primeira diretoria finalizou seu mandato em dois mil e nove.
DSC06685
A Diretora Técnica explanou os avanços obtidos pela instituição neste período e as metas principais almejadas a partir da constituição da nova Diretoria Técnica. Giane Vargas Escobar fez uma retrospectiva do ano de dois mil e dois a dois mil e onze, enfatizando a relevância e notoriedade que o Museu Treze de Maio conquistou ao longo de uma década e hoje está na gênese da construção de um dos mais expressivos segmentos do Movimento Negro, o Movimento de Clubes Sociais Negros Brasileiros.
DSC06733
Ao final os convidados visitaram a exposição “Deuses do Panteão Africano: Orixás” e a degustarem alguns doces e salgados que foram servidos no primeiro piso da instituição.
DSC06575
Mais fotos do evento…
DSC06546 IMAG1163 IMAG1175 IMAG1165 DSC06566 DSC06570 DSC06580 DSC06587

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *