Home / Notícias / Museu Treze de Maio recebe pesquisadores do maior bloco afro das Américas: o Ilê Aiyê de Salvador/Bahia
DSC06817

Foi com muita emoção que a Diretora Técnica do MTM, Giane Escobar e a Diretora Cultural do MTM, Marta Íris Camargo Messias da Silveira (Jamaica) receberam a equipe de pesquisadores do Ilê Ayiê (Salvador-Ba) que vieram a Santa Maria, no domingo (17/07) para conhecer de perto a história dos negros do Rio Grande do Sul e desenvolver o tema do Carnaval de 2012 “Negros do Sul: lá também tem!”
DSC06835

O Ilê escolheu os Negros do Sul como tema para o Carnaval de 2012 por reconhecer a grande riqueza cultural de raiz africana presente nas manifestações dos três estados selecionados (RS, SC e PR), significando para o Ilê a continuidade e coerência com sua missão em divulgar e expandir as culturas de origem africana e seus desdobramentos nas mais variadas formas.

DSC07102 DSC07116 DSC07117

O Museu Comunitário Treze de Maio de Santa Maria-RS sentiu-se orgulhoso por ter sido uma das entidades escolhidas para sediar o encontro, com repercussão nacional e internacional, pois o Carnaval da Bahia é um momento ímpar de valorização e divulgação da cultura, saberes e fazeres afro-brasileiros. O Treze está na gênese da construção do Movimento Clubista Brasileiro que integra mais de 100 Clubes Sociais Negros em diversos Estados do país e coordena o Cadastro Nacional de Clubes Sociais Negros.

DSC07123

A visita ao Museu Treze de Maio foi organizada por Otávio Pereira e a escolha pela cidade de Santa Maria foi motivada pela riqueza de informações guardadas na sede do MTM e nas pessoas que o constroem. O Treze é uma das referências em Cultura afro-sul-rio-grandense, foi sede do antigo Clube Social Negro Afro Ferroviário Treze de Maio, reduto de trabalhadores negros que na atualidade abriga o Museu Comunitário Treze de Maio.

DSC06834

Maria de Lourdes Siqueira, antropóloga, pesquisadora ouviu atentamente a todos os representantes dos segmentos do Movimento Negro que se fizeram presentes: religiosidade, capoeira, Clubes Sociais Negros, Coordenadoria Municipal de Igualdade Étnico-Racial, representante de antigos sócios do Clube Treze de maio, Cia Afro Cena de Venâncio Aires, Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio.

DSC06777 DSC06834 DSC07123 DSC07102 DSC07117 DSC07116 DSC06835
Ildete Valdivina dos Santos Lima, a Dete Lima, diretora fundadora do Ilê e responsável pela criação da estética e do figurino do Ilê Ayiê assitiu emocionada a apresentação da Cia de Dança Afro Euwá Dandaras com seus percussionistas e bailarinas, cujo figurino foi confeccionado com tecidos que ela desenhou.
DSC06795 DSC06815 DSC06817 DSC06829 DSC06787 DSC07076

Raimundo Souza dos Santos, o Mundão, designer e artista plástico do Ilê salientou que estava se sentido em casa com tanta emoção e beleza.

Ao final os pesquisadores receberam material informativo do Museu Treze de Maio e da Cia Afro Cena e retribuíram doando alguns Kits do Projeto de Extensão Pedagógica: Caderno de Educação do Ilê Ayiê. As informações coletadas na Região Sul serão subsídio para a criação das próximas publicações do Ilê, além de inspiração para o tema do Carnaval de 2012 na Bahia.
DSC06850 DSC06904 DSC06912 DSC06916 DSC07112 DSC07113