Home / Eventos / Cia de Dança Afro Euwá Dandaras fala sobre a 23ª Semana Municipal da Consciência Negra
cia-3

cia-1
A Cia de Dança Afro Euwá Dandaras é formada por 15 bailarinos e 8 percursionistas e tem como coreógrafa há 10 anos Marta Messias, conhecida como Jamaica. Os ensaios sempre acontecem aos sábados das 17h às 18h, no Museu Treze de Maio.
Conforme Luís Fabiano dos Santos, bailarino do grupo há 10 anos, as Dandaras, como são conhecidas, tem como objetivo “ensinar um pouco da cultura afro, as danças, as bases que formam a cultura e o porquê existe a dança e a cultura afro”. A inspiração para criar as coreografias vem através de pesquisas de elementos da cultura negra e das tribos africanas, segundo Eveline Pena, também bailarina da companhia.
As coreografias do grupo seguem três linhas:
cia-2
Dança dos Orixás: na dança afro, cada Orixá tem um modo de dançar e os movimentos são retirados de cada um deles; Balé afro: os movimentos são retirados das danças africanas, também inspirados em Orixás, mas esta é uma dança mais técnica; e Dança tribal: trata-se de uma dança mais rústica, mais forte.
Fabiano ressaltou a teatralidade da dança. “Quando se dança, você interpreta um personagem, assim como no teatro e na TV”. O número de apresentações do grupo varia muito, mas aumenta nos meses de outubro e novembro, devido ao dia da Consciência Negra.
Sobre a importância da 23ª Semana Municipal da Consciência Negra para a divulgação da cultura afro, os bailarinos observam que o evento dá visibilidade ao movimento negro, apresentando um pouco de sua cultura e promovendo discussões sobre a conscientização de toda a sociedade.
Quem quiser saber mais sobre a Companhia, pode acessar http://www.euwadandaras.com.br/.
cia-3