Home / Notícias / II Jornadas Formação em Museologia Comunitária 2011 iniciou domingo (30/10)
6304300207_832b763df5_b

II Jornadas Formação em Museologia Comunitária 2011 iniciou domingo (30/10)

Às 14h30 deste domingo (30/10), aconteceu a abertura da II Jornadas Formação em Museologia Comunitária 2011, no Hotel Morotin. O evento que vai até o dia 03 de novembro,  faz parte da programação do Novembro Ébano e tem como tema Povos Afrodescentes e Iniciativas Museológicas Comunitárias do Novo Milênio. O objetivo é reunir comunidades e profissionais envolvidos em processos museológicos de ecomuseus e museus comunitários. Nesta edição, estarão presentes Hugues de Varine, Tereza Morales e Cuauhtémoc Camarena.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes: Maria Emília Medeiros de Souza, Presidente da ABREMC – Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários; Odalice Priosti, Vice-Presidente da ABREMC; Iara Druzian, Secretária de Município de Cultura de Santa Maria/RS; Sirlei Barbosa, Coordenadora da Igualdade Étnico-Racial de Santa Maria/RS; Mestre Prudêncio, Griô em Comunicação Social, Direitos Humanos e Cidadania e membro da Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura-RS; Giane Vargas Escobar, Diretora Técnica do Museu Treze de Maio, de Santa Maria/RS; e Vladimir Barros Comasseto, Comandante do 1º Regimento de Polícia Montada Coronel Pillar, de Santa Maria/RS.

Após a cerimônia, foi realizada a Mesa Redonda I – Políticas Públicas e Fomento ao Patrimônio Afro-Brasileiro. Participaram: Sandra Maciel, Coordenadora Estadual da Igualdade Racial-RS; Iara Druzian, Secretária de Município de Cultura de Santa Maria/RS; e Sirlei Barbosa, Coordenadora Municipal da Igualdade Étnico-Racial de Santa Maria/RS. A mediação foi de Rubinei Machado.

Posteriormente, aconteceu a Mesa Redonda II – Metodologia de Trabalho nos Ecomuseus e Museus Comunitários: protagonismo e participações populares, sob mediação de Vilnes Gonçalves Flores Júnior. Participaram: Pedro Vargas, do Museu do Percurso do Negro (Porto Alegre/RS); Giane Vargas Escobar, do Museu Treze de Maio (Santa Maria/RS); Patrícia Berg, do Museu do Umbu (Alvorada/RS); Cláudia Feijó, do Museu da Lomba do Pinheiro (Porto Alegre/RS); Ângela Sperg, do Museu da Picada (Picada Café/RS); Maria Emília Medeiros de Souza, do Ecomuseu de Itaipú (Foz do Iguaçú/PR); e Nádia Almeida, do Ecomuseu de Maranguápe (CE).

Confira as fotos do primeiro dia do evento.

6304291073_10a2705477_b 6304294021_393675161b_b 6304296909_0c4be9d7a6_b 6304300207_832b763df5_b 6304304311_4a1fa26044_b