Home / Notícias / II Jornadas Formação em Museologia Comunitária destaca Hugues de Varine
6304641492_f08d360b05_b

II Jornadas Formação em Museologia Comunitária destaca Hugues de Varine

Condições para a participação de comunidades organizadas nos processos de desenvolvimento. Este foi o tema que Hugues de Varine tratou durante sua palestra no segundo dia da II Jornadas de Formação em Museologia Comunitária, que acontece no Hotel Morotin até o dia 03 de novembro. Varine falou para cerca de 60 pessoas, vindas de diversos estados brasileiros e até mesmo do exterior.

Dentre os assuntos abordados, o mais enfatizado foi o problema de sustentabilidade enfrentado pelos ecomuseus e museus comunitários. Varine ressaltou conceitos como legitimidade, visibilidade e credibilidade, que se traduzem em formas de manter essas instituições de maneira sistemática e organizada.

Outro ponto destacado foi a importância do acesso à informação. Para ele, as informações devem ser difundidas por toda a comunidade. Entretanto, antes da divulgação, é preciso um tratamento, para que o público decodifique a mensagem de maneira correta.

Veja as fotos da palestra.

Hugues de Varine. Palestra: Condições para a participação de comunidades organizadas nos processos de desenvolvimento.

Hugues de Varine.

6304641492_f08d360b05_b6304116635_d2d193907c_b

Um comentário

1. Infelizmente não consegui estar presente. Parabéns pela iniciativa da Jornada em trazê-lo. Solicito indicação de obras e ou algum texto que a Jornada construir sobre sua fala.
    Contato biondo@upf.br e ou muzar@upf.br.
    Obrigada