Home / Notícias / Teresa Morales e Cuauhtémoc Camarena ministram oficina
padrao-noticias

Teresa Morales e Cuauhtémoc Camarena ministram oficina

Na manhã desta quarta-feira (02/11), quarto dia da II Jornadas Formação em Museologia Comunitária 2011, aconteceu a oficina Formação de Facilitadores de Museus Comunitários, coordenada por Teresa Morales e Cuauhtémoc Camarena, ambos de UMCO/México.

Com plateia formada por pessoas de diversos lugares do país e também do exterior, Teresa começou as atividades com a seguinte pergunta “Por que criar consenso?”. Trouxe para discussão pontos como capacidade de decisão, iniciativa e reflexão. Além disso, os oficineiros definiram o que é criar consenso, na perspectiva de escutar os outros e compartilhar pensamentos. Abordaram também assuntos como o combate à exclusão, a manipulação e a autoridade irracional.

Após a discussão inicial, os participantes realizaram uma dinâmica em grupo. Como proposta, a elaboração de um quadro contendo considerações sobre os seguintes assuntos: organizações comunitárias, instituições educacionais e instâncias de governos locais, cujas referências foram as cidades de origem dos participantes.