Home / Notícias / Exposição Fotográfica Itinerante “Olhares Negros”
padrao-noticias

Exposição Fotográfica Itinerante “Olhares Negros”

A Exposição Fotográfica “Olhares Negros” é uma atividade em homenagem aos 110 anos do Museu Treze de Maio, que visa registrar a memória e a história dos negros da nossa cidade, valorizando e promovendo a autoestima dos indivíduos fotografados através de 28 fotos emolduradas, de negros e negras Santamarienses, escolhidos pelo Museu Treze de Maio e comunidade, através do voto popular. Junto às fotografias haverá uma mini biografia, a fim de contar a trajetória de mulheres e homens retratados.


As atividades, que ocorrerão no evento refletem e evidenciam a luta do povo negro pelo fim da discriminação racial, trazendo subsídio para uma construção da diversidade cultural, fortalecendo a identidade negra no município e dinamizando o espaço do “Treze”, considerado patrimônio histórico de Santa Maria, tombado em 2004 (Lei nº 4809/04) e, em 21 de dezembro desse mesmo ano, sancionado pelo Governo do Estado (Lei n° 12.183), como bem integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado do RS o edifício da antiga Sociedade Cultural Ferroviária 13 de Maio.


A Exposição fotográfica Itinerante “Olhares negros” foi aprovada no Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado, o FAC/RS e acontecerá no Museu Treze de Maio, neste ano de 2013, no mês da Consciência Negra, em novembro.


O Projeto tem como Coordenador Geral, Vilnes Gonçalves Flores Júnior, Coordenador do Núcleo de Ação Cultural Educativa do Museu Treze de Maio – NACE e como Produtora Cultural, Luciele Rocha de Oliveira, Acadêmica do curso de Comunicação Social da UFSM – Jornalismo. 

Fazem parte da equipe de elaboração e execução do projeto Franciele Rocha de Oliveira, Acadêmica do curso de História UFSM; Letícia Aguiar Correia, Acadêmica do curso de Arquivologia UFSM; Alexon Messias da Rocha, Acadêmico do Curso de História UFSM; Eráclito Pereira, Museólogo e Mestrando em Patrimônio Cultural UFSM; Giane Vargas Escobar, Doutoranda em Comunicação UFSM e Especialista em Museologia e Geanine Vargas Escobar, Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis/ Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural UFPEL.


Em breve esta equipe, juntamente com sua Diretora Técnica, Marta Nunes, dará início ao trabalho de pesquisa, seleção e registro fotográfico. 

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *