Home / Olhares Negros / Maria de Lourdes e a Olhares Negros
m-4

Maria de Lourdes e a Olhares Negros

Hoje, 28 de outubro de 2013, a equipe da Exposição Fotográfica Itinerante Olhares Negros, teve a honra de ir até a maior ocupação da América Latina, da Nova Santa Marta, fotografar no Loteamento Sete de Dezembro, a senhora Maria de Lourdes Pedroso Aires, a Lurdinha.

Maria de Lourdes nasceu no dia 22 de março de 1954, em Santa Maria e com cerca de 1 ano e 5 meses, sem conhecer os pais biológicos, foi adotada por Edelvina Silveira Aires. Já adulta, em uma das idas e vindas de Uruguaiana para Santa Maria, conheceu o movimento de ocupação na Nova Santa Marta e, desde então, nunca mais parou! Foi uma participante incansável dos Movimentos Sociais, entre eles, o Movimento Nacional da Luta pela Moradia (MNLM). Foi na Santa Marta, que Lurdinha conseguiu um terreno para viver, ali em meio a constante luta, se diz uma pessoa muito feliz, trabalhou, enfrentou dificuldades infraestruturais e também criou seus três filhos: Suélen, que hoje é formada em Ciências Sociais, Gustavo, que é graduando em Administração e Cibele, estudante secundarista. Quando perguntada sobre a sua relação com a comunidade Santa Marta, Maria de Lourdes não hesitou: “A Santa Marta é tudo pra mim!”. 

Aos 50 anos de idade, Lurdinha concluiu o Ensino Médio e formou-se no curso Técnico de Enfermagem. Atualmente trabalha como cuidadora de idosos.

Acompanhe este nosso 22° Making Of!

m-1 m-2 m-3 m-4 m-5 m-6 m-7

Aprovada via Fundo de Apoio a Cultura – FAC/RS, conforme Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, de 22 de novembro de 2012, a Exposição Fotográfica “Olhares Negros” é uma atividade artística relacionada à Semana da Consciência Negra (novembro de 2013), além de contemplar os 110 anos de existência do Treze, que visa registrar a memória e a história dos negros e negras da cidade de Santa Maria, escolhidos pelo Museu Treze de Maio e comunidade, através do voto popular. A exposição visa valorizar e promover a autoestima dos indivíduos fotografados através de 24 fotos emolduradas, junto a mini biografias dos fotografados. O Projeto tem como Coordenador Geral, Vilnes Gonçalves Flores Júnior ou Nei D’Ogum – Coordenador do Núcleo de Ação Cultural Educativa do Museu Treze de Maio e como Produtora Cultural, Luciele Oliveira – Acadêmica do curso de Comunicação Social da UFSM.

Fazem parte da equipe de elaboração e execução do projeto: Franciele Oliveira – Acadêmica do curso de História UFSM; Letícia Aguiar – Acadêmica do curso de Arquivologia UFSM; Alexon Messias da Rocha – Acadêmico do Curso de História UFSM; Eráclito Pereira – Museólogo e Mestre em Patrimônio Cultural UFSM; Giane Vargas Escobar – Doutoranda em Comunicação, Mestre em Patrimônio Cultural UFSM e Especialista em Museologia.

Um comentário

  1. Me orgulho de ser parte desta comunidade Nova Sta Marta santa Maria RS, de ter participado das lutas e conquistas ao lado da companheira Lurdinha e de sua filha Suelen essas guerreiras, negras e acima de tudo mulheres em luta Parabens a equipe organizadora destas materias!

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *