Home / Olhares Negros / Museu Treze de Maio lança exposição fotográfica itinerante “Olhares Negros”
divulgao-web-2.jpg

Museu Treze de Maio lança exposição fotográfica itinerante “Olhares Negros”

Aprovada via Fundo de Apoio a Cultura – FAC/RS, conforme Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, a Exposição Fotográfica “Olhares Negros” é uma atividade artística relacionada à Semana Municipal da Consciência Negra, cuja abertura acontece dia 22 de novembro, às 20h no Museu Treze de Maio.

A exposição “Olhares Negros” com base no apoio ao registro e à memória retrata mulheres e homens negros, evidenciando o protagonismo dos indivíduos fotografados, suas trajetórias de vida, o trabalho e principalmente as múltiplas formas de resistência negra na cidade de Santa Maria, por meio de fotografias acompanhadas de minibiografias e audiodescrições.

Além disso, o projeto busca colaborar com a construção de processos criativos continuados, propondo o diálogo e discussão sobre relações étnicas nos espaços de educação informal e formal nas quais circulará. Essa medida vem ao encontro do que prevê a lei 10.639/03, que alterou a LDB da Educação Nacional, instituindo a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos Africanos no Currículo do Ensino Fundamental e Médio, nos estabelecimentos públicos e privados. Em 2008, a Lei 11.645 altera novamente a LDB, já modificada pela 10639, e institui os estudos das culturas indígenas. Juntamente com o Estatuto da Igualdade Racial (2010) esse Projeto vem ao encontro do que preconiza o seu Art. 1°, “garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”, por meio da veiculação de histórias, memórias, imagens e diferentes olhares negros.

Olhares Negros

Concebida a partir de vivências pessoais e coletivas, esta exposição itinerante revela vinte e quatro personalidades negras de Santa Maria, suas trajetórias, suas experiências agora compartilhadas por meio de imagens que transcendem o quadro no qual estão emolduradas.

Trata-se de pessoas escolhidas por serem referências em suas áreas de atuação e pelo trabalho que realizam em prol da elevação da autoestima e da autoimagem de negras e negros, com a convicção de que é possível desconstruir estereótipos por meio de imagens positivas da negritude.

Em cada quadro uma vida, uma história, um sentimento, uma maneira diferente de ser negra e ser negro em Santa Maria. Mais que uma exposição, é um instrumento valioso para promover e valorizar as pessoas, pessoas negras e seus múltiplos olhares negros.

divulgao web 2

Uma forma diferente de expor

A Exposição Olhares Negros busca ampliar sua comunicação e interação com diferentes públicos. Nesse sentido, apresenta em sua proposta a técnica da audiodescrição de fotografia em audioguias. A audiodescrição consiste na arte de traduzir objetos ou imagens, como a fotografia, em palavras. É a descrição técnica da imagem transformada em narração da cena que se vê. Já os audioguias, são as audiodescrições gravadas e veiculadas através de equipamentos eletrônicos, que facilitam o acompanhamento da exposição. Esta é uma nova possibilidade de aproximação da pessoa com deficiência visual e cega no museu. É também uma forma de envolver o público vidente (não deficiente visual) para outras maneiras de ver e interpretar uma fotografia. Tendo em vista que o acesso à cultura, de forma inclusiva, também é Direitos Humanos e, considerando essas questões, a exposição disponibiliza equipamentos para ouvir as audiodescrições. Esta ação além de trabalhar em prol da acessibilidade tem um papel de viabilizar a inclusão em espaços culturais e promover o direito ao conhecimento por meio da fotografia.

Retirado de: http://www.nacaoz.com.br/component/content/article/5-cultura/199-museu-treze-de-maio-lanca-exposicao-fotografica-itinerante-olhares-negros