Home / Eventos / Semana da Consciência Negra de Santa Maria
scn-01.jpg

Semana da Consciência Negra de Santa Maria

A Semana da Consciência Negra de Santa Maria (SCNSM) é um evento anual promovido com a colaboração de diversas entidades do Movimento negro, instituições de ensino e cultural da cidade como Coordenadoria Municipal de Promoção de Igualdade Étnico-racial, Colégio Industrial de Santa Maria (CTISM), Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), entre outras.

O evento objetiva instigar a reflexão, valorização e difusão da cultura, identidade, pesquisa e beleza negra fundamentada na consciência de ser negro. A agenda de atividades proporciona a comunidade em geral exibição de documentários com temas relativos à negritude, mesas de discussão. Além disso, ocorre a Roda de Lembranças, ciclo de estudos, confraternização e atividades artístico-culturais (oficina de ritmos, tranças, arte africana e culinária); exposições no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), concurso da “Beleza do Ébano”, que elege o mais belo negro e a mais bela negra da cidade juntamente com a entrega da Comenda Luiza Mahin, onde se faz homenagens a pessoas que fizeram ou fazem alguma ação relevante para a cultura negra ou para a cidade de Santa Maria que seja descendente de africano, e, como encerramento, a tradicional festa chamada, Kizomba, onde acontece muita dança e música afro brasileira.

O diferencial da 24ª Semana Municipal da Consciência Negra (2012), que teve como tema “Pretinhosidades: vivenciando valores civilizatórios afro-brasileiros”, foi o caráter descentralizado das atividades, ocorrendo em diferentes bairros, escolas e instituições de ensino. A abertura do evento, que tradicionalmente era na própria instituição, realizou-se na Associação Comunitária do Loteamento Cipriano da Rocha, localizada na região oeste de Santa Maria.

A SCNSM possui caráter, estritamente, político e reflexivo sobre o papel do negro na sociedade. É considerada a manifestação mais forte do movimento negro santa-mariense, comparada ao FESMAN, sendo que o seu foco principal é o entretenimento e a mostra de talentos protagonizados por negros.

No presente ano (2013), a Semana da Consciência Negra contará com um projeto aprovado via Fundo de Apoio a Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (FAC/RS) denominado Exposição Fotográfica Itinerante “Olhares Negros”. Esse projeto tem o intuito de mostrar e registrar a história e a imagem de personalidades negras de Santa Maria, escolhidas pela Organização Não Governamental (ONG) e comunidade, através de voto popular. A mostra será feita através de 28 fotos emolduradas, contendo uma breve biografia dos fotografados.  De acordo com o blog da instituição, a exposição “visa valorizar e promover a autoestima dos indivíduos fotografados”.

A importância do evento que tem duração de 40 dias intensos de atividade é a integração com a comunidade em geral e demais Estados do Brasil. Proporciona um momento de resgate dos princípios e valores africanos, a partir de discussões, intervenções artísticas e culturais como evidenciam as fotos que seguem:

Kizomba (Festa da Raça), na praça Saldanha Marinho de SM.

Confrat. da Sem. da Consciência Negra.

Abertura da 23ª Semana da Consciência Negra.

Belo do Ébano de 2012 e 2013, respectivamente.

Texto retirado do TCC “Museu Comunitário Treze de Maio: O Ponto de Cultura Afro de Santa Maria sob o olhar da Educomunicação” de Grazielle Fonseca.