Home / Eventos / Semana da Consciência Negra de Santa Maria
scn-01.jpg

Semana da Consciência Negra de Santa Maria

A Semana da Consciência Negra de Santa Maria (SCNSM) é um evento anual promovido com a colaboração de diversas entidades do Movimento negro, instituições de ensino e cultural da cidade como Coordenadoria Municipal de Promoção de Igualdade Étnico-racial, Colégio Industrial de Santa Maria (CTISM), Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), entre outras.

O evento objetiva instigar a reflexão, valorização e difusão da cultura, identidade, pesquisa e beleza negra fundamentada na consciência de ser negro. A agenda de atividades proporciona a comunidade em geral exibição de documentários com temas relativos à negritude, mesas de discussão. Além disso, ocorre a Roda de Lembranças, ciclo de estudos, confraternização e atividades artístico-culturais (oficina de ritmos, tranças, arte africana e culinária); exposições no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), concurso da “Beleza do Ébano”, que elege o mais belo negro e a mais bela negra da cidade juntamente com a entrega da Comenda Luiza Mahin, onde se faz homenagens a pessoas que fizeram ou fazem alguma ação relevante para a cultura negra ou para a cidade de Santa Maria que seja descendente de africano, e, como encerramento, a tradicional festa chamada, Kizomba, onde acontece muita dança e música afro brasileira.

O diferencial da 24ª Semana Municipal da Consciência Negra (2012), que teve como tema “Pretinhosidades: vivenciando valores civilizatórios afro-brasileiros”, foi o caráter descentralizado das atividades, ocorrendo em diferentes bairros, escolas e instituições de ensino. A abertura do evento, que tradicionalmente era na própria instituição, realizou-se na Associação Comunitária do Loteamento Cipriano da Rocha, localizada na região oeste de Santa Maria.

A SCNSM possui caráter, estritamente, político e reflexivo sobre o papel do negro na sociedade. É considerada a manifestação mais forte do movimento negro santa-mariense, comparada ao FESMAN, sendo que o seu foco principal é o entretenimento e a mostra de talentos protagonizados por negros.

No presente ano (2013), a Semana da Consciência Negra contará com um projeto aprovado via Fundo de Apoio a Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (FAC/RS) denominado Exposição Fotográfica Itinerante “Olhares Negros”. Esse projeto tem o intuito de mostrar e registrar a história e a imagem de personalidades negras de Santa Maria, escolhidas pela Organização Não Governamental (ONG) e comunidade, através de voto popular. A mostra será feita através de 28 fotos emolduradas, contendo uma breve biografia dos fotografados.  De acordo com o blog da instituição, a exposição “visa valorizar e promover a autoestima dos indivíduos fotografados”. 

A importância do evento que tem duração de 40 dias intensos de atividade é a integração com a comunidade em geral e demais Estados do Brasil. Proporciona um momento de resgate dos princípios e valores africanos, a partir de discussões, intervenções artísticas e culturais como evidenciam as fotos que seguem:

Kizomba (Festa da Raça), na praça Saldanha Marinho de SM.

Kizomba (Festa da Raça), na praça Saldanha Marinho de SM.

Kizomba (Festa da Raça), na praça Saldanha Marinho de SM.

Kizomba (Festa da Raça), na praça Saldanha Marinho de SM.

Confrat. da Sem. da Consciência Negra.

Confrat. da Sem. da Consciência Negra.

 

Abertura da 23ª Semana da Consciência Negra.

Abertura da 23ª Semana da Consciência Negra.

Belo do Ébano de 2012 e 2013, respectivamente.

Belo do Ébano de 2012 e 2013, respectivamente.

Texto retirado do TCC “Museu Comunitário Treze de Maio: O Ponto de Cultura Afro de Santa Maria sob o olhar da Educomunicação” de Grazielle Fonseca.

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *