Home / Eventos / Sexta-Feira Treze
sf13-02.jpg

Sexta-Feira Treze

Uma das atividades temáticas do Museu Treze de Maio é o “Sexta-Feira Treze”. O evento mensalmente aborda diversos temas como homossexualidade; juventude negra, dança, entre outros, assim, pondo em evidência todas as vertentes e olhares acerca da Arte Negra, artistas e personalidades afros de Santa Maria, do Rio Grande do Sul e do Brasil.

A atividade coordenada por Nei D’Ogum – Coordenador Geral e Coordenador do NACE do Museu, pelo grupo Juventude Negra Feminina de Santa Maria (JuNF) e pelo Coletivo Afronta, que é um grupo de estudantes afros da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo a autoafirmação da negritude, mas, sobretudo, a promoção e fomento ao debate de diversos assuntos do universo negro com base na Afrocentricidade.

A primeira edição do “Sexta-Feira Treze” ocorreu no dia 28 de Junho de 2013 no MTM, com o tema “Negritudes e Homossexualidades” que contou com a exibição do filme Madame Satã, de Karim Ainouz, bate-papo acerca da temática com os colaboradores do MTM, Nei D’Ogum e Geanine Escobar e show com duas Drags Queen, uma delas Miss Drag RS 2013, assim destacando a diversidade de sujeitos que a instituição procura agregar e valorizar, abrindo espaço e voz a esse segmento da nossa sociedade. A segunda edição da atividade contou com a temática “A luta da mulher negra latino-americana e caribenha”, em alusão ao 25 de julho, dia da mulher negra latino-americana e caribenha. Nessa noite, a Juventude Negra Feminina de Santa Maria realizou intervenções artísticas a partir de declamação dos poemas, Mulata Exportação, de Elisa Lucinda, e Mulheres Negras, de Eduardo Facção Central, entre outros, e uma performance de capoeira, exclusivamente feita por mulheres.

Entre as justificativas já mencionadas anteriormente para a realização desse projeto, também está a inovação das atividades no espaço cultural em alusão aos 110 anos do Treze de Maio. Veja-se algumas fotos do projeto temático “Sexta-Feira Treze”:

Peça comunicacional da 1ª edição do Sexta-Feira Treze.

Peça comunicacional da 1ª edição do Sexta-Feira Treze.

Juventude Negra de Santa Maria realizando intervenção artística no evento.

Juventude Negra de Santa Maria realizando intervenção artística no evento.

Texto retirado do TCC “Museu Comunitário Treze de Maio: O Ponto de Cultura Afro de Santa Maria sob o olhar da Educomunicação” de Grazielle Fonseca.

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *