Home / Eventos / Sexta-Feira Treze
sf13-02.jpg

Sexta-Feira Treze

Uma das atividades temáticas do Museu Treze de Maio é o “Sexta-Feira Treze”. O evento mensalmente aborda diversos temas como homossexualidade; juventude negra, dança, entre outros, assim, pondo em evidência todas as vertentes e olhares acerca da Arte Negra, artistas e personalidades afros de Santa Maria, do Rio Grande do Sul e do Brasil.

A atividade coordenada por Nei D’Ogum – Coordenador Geral e Coordenador do NACE do Museu, pelo grupo Juventude Negra Feminina de Santa Maria (JuNF) e pelo Coletivo Afronta, que é um grupo de estudantes afros da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo a autoafirmação da negritude, mas, sobretudo, a promoção e fomento ao debate de diversos assuntos do universo negro com base na Afrocentricidade.

A primeira edição do “Sexta-Feira Treze” ocorreu no dia 28 de Junho de 2013 no MTM, com o tema “Negritudes e Homossexualidades” que contou com a exibição do filme Madame Satã, de Karim Ainouz, bate-papo acerca da temática com os colaboradores do MTM, Nei D’Ogum e Geanine Escobar e show com duas Drags Queen, uma delas Miss Drag RS 2013, assim destacando a diversidade de sujeitos que a instituição procura agregar e valorizar, abrindo espaço e voz a esse segmento da nossa sociedade. A segunda edição da atividade contou com a temática “A luta da mulher negra latino-americana e caribenha”, em alusão ao 25 de julho, dia da mulher negra latino-americana e caribenha. Nessa noite, a Juventude Negra Feminina de Santa Maria realizou intervenções artísticas a partir de declamação dos poemas, Mulata Exportação, de Elisa Lucinda, e Mulheres Negras, de Eduardo Facção Central, entre outros, e uma performance de capoeira, exclusivamente feita por mulheres.

Entre as justificativas já mencionadas anteriormente para a realização desse projeto, também está a inovação das atividades no espaço cultural em alusão aos 110 anos do Treze de Maio. Veja-se algumas fotos do projeto temático “Sexta-Feira Treze”:

Peça comunicacional da 1ª edição do Sexta-Feira Treze.

Juventude Negra de Santa Maria realizando intervenção artística no evento.

Texto retirado do TCC “Museu Comunitário Treze de Maio: O Ponto de Cultura Afro de Santa Maria sob o olhar da Educomunicação” de Grazielle Fonseca.