Home / Relatos no Feminino / Lançamento do Projeto Relatos no Feminino – Alcione Flores do Amaral
miniatura-yt-alcione

Lançamento do Projeto Relatos no Feminino – Alcione Flores do Amaral

“Relatos no Feminino: Rainhas e Princesas do Clube Treze de Maio” é um projeto de valorização e promoção das santamarienses que frequentaram o Clube Treze de Maio, fundado em 1903 por funcionários da extinta Viação Férrea de Santa Maria. Destacam-se nesses vídeos, mulheres negras que participaram dos certames de beleza do centenário clube social negro e que conquistaram títulos de Rainhas ou Princesas, no período de 1960-1980.

Você agora poderá rememorar esses momentos registrados pelo Museu Afro Comunitário Treze de Maio, através de “Relatos no Feminino”, com o objetivo de proporcionar a um maior número de pessoas conhecerem e tornar conhecidas parte da história local, sob o ponto de vista dessas mulheres, bem como o papel que “o Treze” desempenhou na construção das suas identidades.

Alcione Flores do Amaral nasceu em Junho de 1953, sendo filha única do segundo casamento de Agenor Alves do Amaral com Zilda Flores do Amaral.  Estudou na Escola Sant’Ana durante o Ensino Fundamental e Médio e, em 1972, ingressou no curso de Letras – Português/Inglês da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhou como professora em diversas redes de Ensino, como a Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Ribas onde atuou por 25 anos, e hoje é aposentada pelo Estado desde 2001.

Alcione e família em sua festa de 15 anos realizada no Clube Treze de Maio.

Aos 8 anos de idade, fora convidada por uma amiga a um baile infantil de pré-Carnaval no Treze, sendo coroada Rainha e estabelecendo assim sua primeira ligação com o  Treze. Aos 15 anos, realizou seu baile de debutantes no Treze de Maio e, no ano seguinte, foi coroada Rainha do Carnaval adulto do Clube. Representou o Clube como Rainha do Carnaval do Treze no concurso de Rainha do Centro de Santa Maria, no qual ganha o título de Primeira Princesa do Centro. Já no concurso de fantasias, conquista o primeiro lugar em originalidade com a fantasia da Deusa de Watusi.

Alcione quando foi Rainha do Carnaval em 1970. Fantasia "Deusa de Watusi".

Alcione na ocasião em que foi Rainha do Carnaval em 1970. Fantasia “Deusa de Watusi”.

Veja abaixo o vídeo de sua entrevista:

“Relatos no Feminino” é parte da pesquisa da tese de doutorado de Giane Vargas Escobar, aluna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – POSCOM/UFSM, Linha de Pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas. A doutoranda iniciou sua investigação em junho de 2012 e defenderá sua tese em 2015, sob a orientação da Profª Drª Ana Luiza Coiro Moraes.

Se você conhece alguma mulher negra que frequentou a Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio de Santa Maria, popularmente conhecida como Clube Treze de Maio ou simplesmente “O Treze”, por gentileza, entre em contato! Suas informações são importantes para a memória dessa Sociedade e da cidade de Santa Maria!

Email: giane2.vargasescobar@gmail.com ou museutrezedemaiosm.nucom@gmail.com