Home / Notícias / Prédio do Museu Comunitário Treze de Maio tem a fachada recuperada

Prédio do Museu Comunitário Treze de Maio tem a fachada recuperada

A fachada do prédio do Museu Comunitário Treze de Maio, Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria, foi recuperada com o apoio da SEDUFSM e da FALK Tintas.

Foto 1 foto 2 foto 3.

Foto: Getulio Silva Lemos

O Professor Getúlio Silva Lemos, Coordenador do Núcleo de Arquitetura e Programação Visual do MTM, conduziu os trabalhos de pintura do prédio que iniciaram nos últimos dias do mês de março e foram concluídas na primeira semana do mês de abril.

A obra de manutenção e de preservação do patrimônio foi  realizada a partir da iniciativa da senhora Rosa Nélia Dias dos Santos (membro da Comissão de Revitalização do Museu Treze de Maio) que argumentou sobre a necessidade de recuperar a fachada do prédio e, dessa maneira,  foi a mola propulsora e  motivadora para que esse trabalho fosse levado a efeito.  Segundo o Coordenador Getúlio:

…era necessário fazer algo para que houvesse um equilíbrio entre o nível de projeção e a apresentação física do prédio do Museu, assim as pessoas que lá frequentam vão se sentir com mais naturalidade ao participar de ações desenvolvidas na instituição.

Conheça um pouco mais sobre a história da construção desse prédio localizado no bairro do Rosário e que desde o início do século XX deixa a sua marca na cidade como um lugar de sociabilidade, de lazer, de resistência e de afirmação das identidades negras.

PRÉDIO DO MTM  - CONTEXTO HISTÓRICO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO – 1a FASE DA REVITALIZAÇÃO DO PRÉDIO DO MTM – 2007