Home / Notícias / COMUNICADO – Interdição do Prédio do Museu Comunitário Treze de Maio

COMUNICADO – Interdição do Prédio do Museu Comunitário Treze de Maio

A diretoria técnica do Museu Comunitário Treze de Maio vem a público comunicar a todos os negros e negras construtores deste espaço e a comunidade de Santa Maria em geral que a partir de hoje o prédio centenário que o abriga, está interditado. Tal decisão foi tomada pela necessidade de evitar riscos aos frequentadores das oficinas ali realizadas, estes causados pela situação precária da infraestrutura do prédio a muito tempo minado pela excessiva umidade causada por inúmeras infiltrações e pela falta de manutenção adequada nos últimos anos. Buscou-se amparo técnico e legal junto a prefeitura municipal co-gestora deste espaço via convênio legalmente estabelecido, a qual através de seu setor de engenharia, realizou vistoria do prédio e emitiu laudo determinando a interdição devido a ameaça que este representa ao público que ali frequenta.

Comunicamos, outrossim, que envidaremos todos nossos esforços no sentido da busca de recursos para a reforma do prédio, fazendo com que esta situação dure o menor tempo possível. Colocamo-nos a disposição para viabilizar locais para manutenção de nossas oficinas, visando garantir as atividades tão importantes para consolidação deste projeto de valorização da história e cultura africana e afro-brasileira.

Vimos através desta nota, lamentar a decisão tão drástica, quanto necessária, que precisamos tomar e enfatizamos que continuaremos com as atividades dos estagiários em pesquisa e documentação, bem como, em nada alterará a programação do Mês da Consciência Negra, a qual será publicizada completamente nos próximos dias.

A Diretoria Técnica do Museu Treze de Maio.

Santa Maria, 23 de outubro de 2014.

Diretor Técnico João Heitor Silva Macedo