Home / CIA de Dança Afro Euwá-Dandaras

CIA de Dança Afro Euwá-Dandaras

Fundada em 1997 por Ivonete Carvalho, foi a primeira oficina oferecida à comunidade no Museu Comunitário Treze de Maio. O grupo era composto por oito adolescentes negras. A partir dessas, surgiu inspiração para o nome do grupo Euwá-Dandaras que, em Iorubá, um dos dialetos africanos, significa Mulheres Guerreiras.

Em 1999, a Professora Doutora em Educação Física, Marta Iris da Silveira, assumiu o cargo de coordenadora e coreografa. A partir de 2009, o grupo começou a ser reconhecido em Santa Maria e região, sendo convidado a participar de eventos e mostras de dança. Segundo a professora, os integrantes conscientizaram-se que a qualidade artístico-cultural ultrapassava a questão de resgate, valorização da cultura afro e da mulher negra. Era necessário valorizar o lado profissionalizante da dança. Foi, então, criada a CIA de Dança Afro Euwá-Dandaras.

Atualmente, a CIA é composta por 22 bailarinos e 10 percussionistas com idades entre 12 a 41 anos de ambos os sexos. A CIA distingui-se pela heterogeneidade dos seus integrantes, tendo representantes das mais diversas etnias, profissões e nível de escolaridade. Promovem ensaios abertos a comunidade, nos sábados no MTM, onde as pessoas, segundo Marta:

Devem participar mesmo que o interesse não seja de se profissionalizar ao menos para participar das aulas e sentir a energia dos tambores, saber como é dançar a partir de um ritmo que misturasse com África e nossa brasilidade e faz uso dos nossos corpos como transmissores de beleza e plasticidade, e emoção.

O objetivo da CIA de Dança Afro Euwá-Dandaras está em preservar as raízes africanas a partir da dança que é a primeira forma de interação entre o homem e o ambiente, conscientizando a partir de atividades artístico-culturais negras “envolvendo os bailarinos em pesquisas e construção de conhecimento a luz das matrizes africanas” e instigando a reflexão acerca de questões sobre o preconceito social e racial, explica a coordenadora do grupo.

Outro objetivo da CIA, além de preservar as raízes afro, é conscientizar sobre a cultura negra a partir da dança afro, segundo Marta Silveira:

Ensinar dança afro, seus preceitos, significados, fundamentos e uso do seu sentido, mas não temos a pretensão de nos tornarmos um gueto, acreditamos que a tomada de consciência é necessária e nosso trabalho pode ser um mediador deste processo para muitos, e esta questão extrapola a questão da cor da pele.

A história da CIA Euwá-Dandaras contempla títulos conquistados em competições de dança por todo o Estado, onde é considerada tricampeã de dança-afro do Rio Grande do Sul (2005, 2006 e 2007); campeã do 13° Santa Maria em Dança, edição 2007 nas categorias étnica e folclórica; bicampeã na categoria étnica e campeã geral no 14° Santa Maria em Dança, edição 2008. E o primeiro grupo de Santa Maria a ganhar o festival em 14 anos de existência, assim como o primeiro grupo de dança-afro a ser campeão na categoria geral. Em consequência dessa premiação, o festival de dança de SM criou, em 2009, uma categoria exclusiva para competições de dança-afro.

As fotos a seguir evidenciam diferentes momentos desta CIA de dança. As mesmas estão postadas no principal meio de comunicação da CIA Euwá-Dandaras que é uma página no facebook com aproximadamente 1000 usuários e um website com informações sobre o grupo, agenda de eventos, notícias, contato e espaço multimídia, que, porém, está desatualizado.

Apresentação no Theatro Treze de Maio.

Apresentação no Museu Treze de Maio.

13ª Santa Maria em Dança.